SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número37Experiencias de donación de leche humana en Andalucía-España: un estudio cualitativoAspectos de la información preoperatoria relacionada con la ansiedad del paciente programado para cirugía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Enfermería Global

versión On-line ISSN 1695-6141

Resumen

PAIM, Aramasi Silva; IAPPE, Nadine Thauana  y  ROCHA, Daniele Laís Brandalize. Metodologias de ensino utilizadas por docentes do curso de enfermagem: enfoque na metodologia problematizadora. Enferm. glob. [online]. 2015, vol.14, n.37, pp.136-152. ISSN 1695-6141.

Objetivos: Contribuir na atuação dos docentes do curso de enfermagem através da metodologia problematizadora e identificar as metodologias de ensino utilizadas pelo docente do curso de Enfermagem e Apresentar a metodologia problematizadora aos docentes. Médotos: Pesquisa qualitativa, método exploratório-descritivo, utilizando a entrevista semi-estruturada com 14 docentes do curso de enfermagem. Resultados: A Análise de Conteúdo de Bardin revelou seis Unidades de Contexto e treze Unidades de Significação que mostraram as diferentes metodologias utilizadas pelos docentes e o conhecimento dos mesmos sobre elas. Durante a apresentação da metodologia problematizadora aproveitou-se para discutir as demais metodologias utilizadas, tendo sido um encontro produtivo e que pode contribuir para a atuação docente. Conclusão: Conclui-se que deve haver mais encontros de discussão sobre as metodologias de ensino.

Palabras clave : Educação superior; Enfermagem; Métodos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués     · Español ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons