SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Intensidad del ejercicio para la velocidad aeróbica máxima, nivel de actividad física y variabilidad de la frecuencia cardíaca en mujeres posmenopáusicasAnálisis de la validez convergente de un instrumento informatizado para evaluar la atención en deportistas: Rejilla 1.0 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Cuadernos de Psicología del Deporte

versión On-line ISSN 1989-5879versión impresa ISSN 1578-8423

Resumen

GRUBERTT, Guilherme Alves et al. Motivos de participação nos Jogos Escolares do Paraná de estudantes-atletas no Brasil. CPD [online]. 2020, vol.20, n.2, pp.71-82.  Epub 13-Jul-2020. ISSN 1989-5879.

Alguns levantamentos têm apontado que apenas uma parcela da população infantil e juvenil pratica esporte com alguma regularidade, e dentre aqueles que iniciam a prática esportiva, existe um elevado índice de casos de abandono. Nesse sentindo, especialistas apontam que entender os motivos que levam a prática de esporte pode ser um importante caminho para o entendimento deste fenômeno, principalmente para o atleta escolar. Assim, o objetivo desse estudo foi identificar os motivos para a prática de esporte de atletas escolares participantes dos Jogos Escolares do Paraná - 2016 e as variáveis, sexo, idade e tempo de treino. Participaram do estudo 2014 atletas escolares. Os resultados demonstram que os atletas escolares atribuíram maior importância para aspectos equivalentes às razões relacionadas ao aprimoramento das habilidades técnicas, ao enfrentamento de desafios e exposição de riscos, aprender novas habilidades e seguir para um alto nível.

Palabras clave : Atleta escolar; Esporte e motivação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )